Modelagem e Moldagem no Laboratório de Máscaras





Máscara de couro sobre molde de madeira de Helô Cardoso

Esta página ainda não está pronta

Estamos sempre pesquisando e confeccionando máscaras e bonecos na sala 9 do Barracão da Cênicas.
Nosso interesse é aprofundar as questões da neutralidade, expressividade, estilização e síntese da máscara, com o estudo escultórico e suas possibilidades pedagógicas através da construção de diversas matrizes.
A construção de personagens sempre foi durante todos os tempos, uma das maiores, senão a maior preocupação dos atores profissionais ou iniciantes. Principalmente nas escolas de formação de atores o tema é constantemente, diariamente revisitado. Em primeiro lugar por causa da variedade de correntes teatrais e dos mais diversos caminhos a realizar um trabalho de ator. Depois, porque alem dos lados estéticos de uma obra, o trabalho sobre a construção de um personagem caracteriza-se por ser uma das maiores contribuições individuais do ator dentro da arte do espetáculo.
A noção de máscaras teatrais no Ocidente é muito complexa. Não temos mais do que dois grandes teatros de máscaras: o Teatro Grego e a Commédia dell’arte . Não podemos falar aqui de um gênero específico e nem de uma tradição viva. Como é o caso do Teatro Oriental com as mascaras de Teatro Noh, por exemplo .
Temos duas razões no mínimo para explicar esta situação: A primeira participa da própria evolução do Teatro Ocidental: privilegiando o rosto do ator e seus jogos de expressão e a segunda que teve em sua influência o Cristianismo, condenando o seu uso em suas utilizações, em ritos e festas populares.
As máscaras do Teatro Grego desapareceram com a queda da civilização romana, mas a Commédia dell’arte recupera parte destas máscaras atelanas.
No séc XX houve uma revalorização da máscara por vários motivos, entre eles a descoberta da arte negra pelos cubistas passando pela admiração dos surrealistas pelas artes primitivas , sem esquecer do trabalho dos etnólogos e dos psicanalistas . Os movimentos vanguardistas dos anos 20 iniciam um interesse pela máscara com as experimentações da “Bauhaus” – Oskar Schlemmer . Seguidamente outros encenadores continuam pesquisando a máscara teatral : Bertolt Brecht com o Berliner Ensemble em 1954 – utilizando pela primeira vez as máscaras rígidas em “O Círculo de Giz Caucasiano” entre outros
Na Itália, o ressurgimento das máscaras da Commédia dell’arte pode acontecer graças à Amleto Sartori, que reinventou a técnica da fabricação de máscaras em couro.
http://www.sartorimaskmuseum.it/


Na foto: Marcio Tadeu, Ivanildo, Paola e Donato

Já por várias vezes participei do Seminário Internazionale “Arte della Maschera Nella Commedia dell’arte” ministrada por Donato Sartori (filho de Amleto Sartori) no Centro de Máscaras e Estrutura Gestual – fundado por Donato, Paola Piizzi e Paolo Trombetta. O Centro pesquisa aspectos da máscara em 3 linhas básicas :
1) Pesquisa antropológica e etnológica sobre as máscaras.
2. A Máscara Teatral (iniciando o estudo pelo Teatro Grego e Latino, passando pela Idade Média, indo da Commédia dell’arte até o teatro contemporâneo (séc. XX)
3. Pesquisa sobre a máscara e o teatro de Vanguarda

Um grupo que pesquisa máscaras na linha dos Sartori é o Grupo Moitará coordenado pelo Vinicios e Erika
http://www.grupomoitara.com.br/

Este ano tivemos o Eric como bolsista e agora estamos com o Caio , a Rafaela e a Lívia.
Estão sempre por lá - O Daniel, a Talita, o Alexandre , a Mariana e a Simone Mágica.

Na foto a Profa. Dra. Marcia Strazzacappa
Artista da Dança e
Vice diretora da Faculdade de Educação
da Unicamp com o seu molde de gesso.





Fernando  Dourado experimentando uma máscara no
" Ciencia e Arte nas Férias"

As máscaras e maquiagem  do espetáculo Qio-Guem são de Murilo de Paula Souza


Se você quiser ver mais fotos das máscaras de Murilo veja o site :

Máscara confeccionada para "Dicotomias" - Teatro de Animação
Direção de Ana Maria Amaral
Fábio no "Ciencia e Arte nas Férias"

Abaixo coloquei algumas fotos de processos de confecção -   Porem - aviso que não se deve fazer um molde de rosto sem ter nenhuma pessoa experiente ao lado.








Molde negativo em gesso

Molde positivo em gesso



Modelagem em argila